Arq. José Luís Amaro

arquitecto

José Luis Amaro Lopes
1954-2016

Nasceu em Almada.  Fez os estudos primários e secundários em Moçambique onde iniciou a sua vida profissional em 1973, na Junta Autónoma de Estradas. Regressado a Portugal, ingressou como voluntário na Força Aérea Portuguesa tendo conclui o curso básico de pilotagem em 1975, como cadete Piloto Aviador.

Concluiu a Licenciatura em Arquitetura, na Escola superior de Belas Artes de Lisboa em 1982 e efetuou uma Pós- Graduação em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, na Universidade Nova de Lisboa, em 1996.

Diplomado pela Sociedade Portuguesa de Acústica e pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias.

Efetuou o estágio profissional como docente do ensino secundário em 1985 / 86, tendo lecionado em diversas escolas estatais e particulares entre 1977 e 1992.

Arquiteto de profissão, desde 1982, integrou a Atris – Atelier de arquitetura até 2002.

Foi sócio gerente da Planinfinito – Arquitetura Unip.  Lda que fundou em 2003.

Autor de projetos na área do Urbanismo, da Arquitetura e do Design, nomeadamente Edifícios para Equipamentos e Habitação, de onde se destacam Escolas do Ensino Básico, Auditórios, Creches, Centros de dia e Lares, nos concelhos de Almada, Seixal entre outros.

Avaliador no mercado imobiliário e patrimonial, prestando serviços nesse âmbito à Direção Geral de Contribuições e Impostos.

Foi membro da Ordem dos Arquitetos Portugueses sob o nº 1922 .

Integrou o Rotary Club de Almada e foi sócio produtor da IMARGEM – Associação de Artistas Plásticos do Concelho de Almada desde 1986, tendo participado em mais de 70 exposições, com trabalhos de sua autoria, no âmbito da Arquitetura.